Gestión de inventario: cómo puede ayudar la curva ABC

Muitos negócios se baseiam na intuição e no empirismo no momento de efetuar suas compras, aumentando a probabilidade de erros e falhas, já que, dessa forma, são ignorados os dados e as metodologias corretas de gestão de estoque. Ocasionando a ruptura, ou seja, falta de produtos ou o oposto, excesso de produtos congelando o giro.

A forma ideal para saber quais são os produtos estratégicos para o negócio e que são necessários no estoque e quais são os produtos que não possuem giro e alta demanda pelo consumidor é analisando a Curva ABC, técnica muito importante na gestão eficiente do estoque.

O Que é a Curva ABC

Curva ABC separa todo o estoque por categorias, analisando todo o mix de produtos presente em seu estabelecimento. Separando os produtos mais importantes da empresa, que devem estar sempre presente no negócio e muito bem expostos, e também os produtos que não possuem procura ou demanda.

As separações por curva deve ser feita loja a loja, pois os produtos tem comportamento de demanda diferente por loja, caso isso não seja feito, certamente haverá rupturas ou excessos entre as lojas o que ocasionará um grande custo de transferência entre lojas além de contabilizar queda de receita por ruptura iminente.

O cálculo para definir a Curva ABC pode ser feito de diversas formas, organizando os produtos por preço de custo, de venda ou por categorias.

Após fazer essa separação e definição fica mais fácil de identificar e entender algumas separações do sortimento de produtos.

Em pauta, a Curva ABC tem por objetivo organizar por importância os produtos do seu estoque, sendo os itens da Curva A os mais importantes.

Como Fazer o Cálculo da Curva ABC

1- Defina o período de tempo que será analisado. (semanal, mensal, trimestral ou anual).

2- Faça uma lista com todos os produtos presentes em seu mix, com o valor unitário, quantidade vendida e o valor total.

3- Defina qual a porcentagem que cada um dos produtos possui nas vendas. Para isso, basta dividir o valor total do produto pelo total de vendas da loja.

4- Organize a lista do maior para o menor e separe as classificações. Os produtos responsáveis por 80% das vendas ficam na Curva A, os responsáveis por 15% ficam na Curva B e os responsáveis por 5% na C.

Expandir a Curva Para ABCDE

Ao expandir a Curva para mais letras, consegue-se assim, analisar de forma mais precisa o papel e a importância de cada produto, para isso, recomendamos o uso atrelado a tecnologia.

Com o Kikker é possível saber quais são os produtos de todas as curvas em seu estoque e quais são importantes manter e quais não. Tudo isso simultaneamente e com a precisão necessária para conseguir um estoque adequado e otimizado.

Tecnologia

O varejo está passando por uma onda de transformação digital, os processos de inteligência artificial, computação elástica, machine learning, data science, apps e a grande capacidade dos provedores de cloud computing formam um grande ecossistema e traz ao varejo como uma grande virada nos processos de gestão.

A tecnologia está cada dia mais presente na rotina de todas as pessoas. Todas as ações feitas estão cada vez mais atreladas às mudanças tecnológicas. No varejo não é diferente. A gestão eficiente e inteligente está cada vez mais ligada e dependente de novos sistemas e softwares que facilitam e simplificam a vida dos profissionais e empreendedores.

Com o Kikker, por exemplo, é possível simplificar a cadeia de abastecimento e mitigar a ruptura e os excessos, garantindo assim, que os estoques permaneçam nos níveis adequados e o foco do negócio seja estratégico em gerar mais receita e não gastando tanto tempo em processos morosos.

O Kikker está preparado para integrar aos seus sistemas via API de forma simples e eficiente, analisando diariamente item a item de sua cadeia e fornecendo de forma ágil e dinâmica as informações mais importantes para gestão inteligente do seu negócio. Analisamos diariamente com inteligência artificial as curvas ABCDE, fornecedores, promoções, sazonalidades diversas, elasticidade de preços, produtos sem aderência, produtos em lançamento, produtos base/derivado etc e colocamos diariamente às 7:00 da manhã todos as sugestões de pedidos e mapas de abastecimentos item a item disponível para iniciar seu dia mais confortável e inteligente, fazendo com que sua equipe seja direcionada para executar os pontos que realmente fazem a diferença no seu negócio.

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