Conheça as vantagens de um software para a gestão colaborativa indústria e varejo

Varejo e indústria são dois segmentos constantemente conectados. Afinal, os produtos são fabricados ou processados na indústria e distribuídos para que cheguem até o consumidor final por intermédio do varejista, assim dando a atenção para gestão colaborativa.

Só esse conceito básico já revela um grande fluxo interligado entre esses dois setores, que precisam funcionar em perfeita sincronia para garantir a máxima eficiência. A seguir, conheça melhor as vantagens de um software para gestão colaborativa de cadeia de abastecimento  que funciona de forma colaborativa com o varejo.

A importância da gestão colaborativa entre varejo e indústria

É chamado de cadeia de suprimentos – ou supply chain – todo o conjunto de processos envolvidos para que um produto saia do seu fabricante e chegue até o consumidor final. Isso respeitando sempre questões de demanda, perecibilidade, sazonalidade e outras variáveis que têm o potencial de interferir nessas etapas.

Portanto, para que esse fluxo aconteça com fluidez, é preciso que a indústria e o varejo atuem de forma conjunta, já que isoladamente nenhum dos dois é capaz de atender toda a cadeia.

Mais do que nunca, indústrias e varejistas precisam se posicionar como parceiros de negócios, trabalhando de forma colaborativa e entendendo qual é o alcance de cada um na cadeia. Quando essa colaboração acontece, os benefícios são inúmeros para ambas as partes:

  • Maior transparência nos processos;
  • Diminuição das rupturas, porque a indústria que atende o varejista sabe qual é a sua demanda, o que precisa produzir e em qual quantidade para manter o estoque;
  • Redução dos desperdícios, já que a produção vai acontecer de acordo com a demanda e não “às cegas”;
  • Aumento da fidelização de clientes, já que o produto que eles procuram sempre estará vai estar disponível no ponto de venda;
  • Possibilidade de traçar estratégias conjuntas. A indústria normalmente atende mais de um varejista, então ela sabe qual produto sai mais e que talvez uma determinada empresa parceira ainda não aposte em tal produto. Do mesmo modo, o varejo está mais próximo do consumidor final, então também pode trazer esse ponto de vista para a indústria.

Quando as informações e dados são compartilhados por todos os agentes que fazem parte da cadeia, o trabalho se torna mais preciso, diminui o índice de erros e, por consequência, a necessidade de retrabalho. Tudo isso representa uma economia importante de tempo e recursos.

Software para gestão industrial

Controlar a cadeia de distribuição em todas as suas inúmeras etapas e ainda promover a conexão entre indústria e varejo parece ser uma missão difícil. Felizmente, com os avanços da tecnologia, isso se tornou não apenas possível, mas até fácil de ser resolvido – desde que com os recursos necessários. Nesse caso, a recomendação é investir em um software para gestão colaborativa completa da cadeia de suprimentos.

Um sistema como esse, que acompanha e gerencia toda a supply chain, consegue se estender desde a indústria até o varejista, abrangendo todas as etapas da cadeia e os pontos de encontro entre esses dois agentes.

Por meio dele é possível, por exemplo, compartilhar com o fornecedor as informações sobre a saída de produtos do ponto de venda para que ele se programe para abastecer de acordo com a demanda, sem “achismos”. Isso é gerenciar com inteligência!

As vantagens do software para gestão industrial são inúmeras. Confira, a seguir, quais são elas.

Conexão entre indústria e varejo

Já mencionamos a importância da integração nas atividades da indústria e varejo. Um software desenvolvido com essa premissa colaborativa pode se encarregar disso. Essa comunicação vai acontecer de forma mais fluida, sem entraves e com um compartilhamento seguro de dados.

Para as empresas que ainda não apostam nessa sincronia, essa pode ser uma grande transformação, que vai mudar – para melhor! – a forma de trabalhar.

Dados sólidos

No setor industrial, qualquer decisão que não seja tomada com base em dados sólidos, palpáveis, assertivos e bem extraídos pode ser um passo mais perto do insucesso. O mercado está cada vez mais competitivo e, para manter a relevância, é necessário fazer escolhas conscientes. O software de gestão industrial faz justamente isso: coleta dados sobre todas as etapas da cadeia de suprimentos e os apresenta de forma graficamente compreensível.

Por consequência, o gestor terá maior domínio sobre o que acontece: quais produtos têm maior saída, quais itens são mais impactados pelo fator da sazonalidade, quais têm menor procura, quais ficam parados no estoque por mais tempo, divergências de inventários tais como estoques virtuais, negativos, falhas de exposição e outros. 

Esse tipo de informação é essencial para ajustar o fluxo da supply chain, deixá-lo mais alinhado ao que o cliente espera, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência.

Economia de tempo e recursos

A forma como o sistema organiza a gestão da cadeia de suprimento, simplificando-a e integrando todos os agentes que fazem parte dela, vai proporcionar uma economia bastante grande em dois aspectos. Primeiro, o tempo: será muito mais fácil controlar as etapas da supply chain, porque tudo estará compilado em um mesmo sistema. O segundo aspecto é a economia financeira: com menos desperdício, menos retrabalho e mais eficiência, a empresa sente a diferença no orçamento.

Redução do índice de erros

Por falar em menos retrabalho, esse é outro benefício importante dos softwares de gestão industrial: eles automatizam funções operacionais e acabam suprimindo o fator “falha humana”, que naturalmente acontece quando é preciso executar determinadas funções manualmente. Isso reduz o índice de erros e o retrabalho.

Outra questão importante é que, ao automatizar certas tarefas, o sistema permite que os colaboradores mantenham o foco em funções mais estratégicas, o que é fundamental para estruturar um plano de crescimento para a indústria e identificar as melhores oportunidades de negócio.

Integração com ERPs

O software da Kikker, além de todos esses benefícios citados anteriormente, também tem integração com os melhores ERPs do mercado. Isso significa que, para indústrias que já adotam um sistema como esse, ele vai servir de complemento, tornando as funcionalidades existentes ainda mais eficientes.

As indústrias que desejam sobreviver e crescer no mercado atual precisam apostar na tecnologia como aliada desse processo, especialmente soluções verdadeiramente inteligentes. Acompanhe o nosso blog e confira outros conteúdos exclusivos sobre a gestão eficiente das cadeias de suprimento na indústria e varejo!

Quer saber como utilizamos a plataforma para gestão colaborativa e como ela pode ser benéfica para o seu negócio? Entre em contato com os nossos especialistas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

APRESENTAÇÃO KIKKER

Preencha os dados abaixo e receba em seu e-mail nossa apresentação em PDF

Protected by Security by CleanTalk