A quebra de estoque representa uma grande preocupação para o setor varejista por estar diretamente ligada a prejuízos reais e perda de receita. Sendo diferente da ruptura, que já explicamos aqui, a quebra de estoque pode se dar também por diversas razões e se não for tratada de forma prioritária o quanto antes, se tornará uma dor de cabeça maior para o seu negócio.
O que é a quebra de estoque
Quebra de estoque pode ser definida de várias formas, utilizando-se de diversas linguagens.
De acordo com a Receita Federal entende-se por quebra de estoque: “ a redução quantitativa do estoque do produto industrializado, por motivo de acidente, deterioração, ou defeito, devidamente comprovados, que o utilize ou torne impróprio para consumo.”
Se formos utilizar uma linguagem mais popular, podemos definir quebra de estoque como toda perda de produtos por questões operacionais, furto, vencimento de validade ou registro incorreto.
Tipos de quebras
Podemos dividir as quebras em dois tipos, as conhecidas e as desconhecidas. Sendo as conhecidas as que originam-se do processo operacional e do cotidiano do estabelecimento. Enquanto as não conhecidas, são as quebras inesperadas, que acontecem ocasionalmente.
Dentro das quebras conhecidas podemos mencionar as quebras ou danificações de produtos devido a erros de manipulação, fazendo com que o produto não possa ser comercializado. Outro tipo de quebra conhecida são os produtos vencidos, que quando não vendidos passam do seu tempo de validade e ocasiona a perda e o prejuízo para o varejo. E, especialmente no ramo supermercadista, existe a quebra em produtos perecíveis que se deterioram mais rápido do que os demais produtos, exigindo um nível de atenção e cuidado maior, na exposição, manuseio e armazenamento.
Já quando falamos de quebras não identificadas, citamos os furtos, que ocorrem tanto pelos próprios colaboradores, quanto os clientes da loja e os erros operacionais de movimentação de produtos ou registros errados de vendas.
Como evitar as quebras
Prevenir é melhor do que solucionar problemas. Isso é fato em todo modelo de negócio saudável e sustentável. Solucionar erros e problemas é importante, porém se antecipar a isso e não deixar tomar proporções maiores é essencial. Sai ainda mais barato pra empresa e reduz o índice de perdas e prejuízos. Mais importante que isso é integrar toda a equipe, para que, como um todo, essas ações diferenciadas e focadas em otimizar a gestão do negócio sejam feitas por um todo, e com o engajamento do maior número de pessoas possíveis. Portanto, das dicas que iremos dar, essa seria a primeira:
§ Treine os colaboradores
Cada dia que se passa fica mais claro a importância de ter uma equipe engajada e preparada para atuar em sua área ou especialidade. Para que isso aconteça, deve existir o investimento (de tempo ou monetário) para treinar os colaboradores. Sabendo que todos fazem parte da engrenagem que faz o estabelecimento funcionar como um todo. Portanto, todos devem ser observados e treinados em suas características específicas. Repositores, atendentes de caixa, seguranças, estoquistas, compradores e todo o restante da equipe.
§ Tenha um inventário
Faça um inventário com seus produtos, com detalhes sobre as especificações, data de entrada, data de validade entre outras informações, para que o controle seja cada vez mais otimizado e evite os erros. E um bom inventário tem que estar atrelado a tecnologia, que é nossa terceira dica e mais importante para a evolução do seu negócio.
§ Tecnologia
O varejo está passando por uma onda de transformação digital, os processos de inteligência artificial, computação elástica, machine learning, data science, apps e a grande capacidade dos provedores de cloud computing formam um grande ecossistema e traz ao varejo como uma grande virada nos processos de gestão.
A tecnologia está cada dia mais presente na rotina de todas as pessoas. Todas as ações feitas estão cada vez mais atreladas às mudanças tecnológicas. No varejo não é diferente. A gestão eficiente e inteligente está cada vez mais ligada e dependente de novos sistemas e softwares que facilitam e simplificam a vida dos profissionais e empreendedores.
Com o Kikker, por exemplo, é possível simplificar a cadeia de abastecimento e mitigar a ruptura e os excessos, garantindo assim, que os estoques permaneçam nos níveis adequados e o foco do negócio seja estratégico em gerar mais receita e não gastando tanto tempo em processos morosos.
O Kikker está preparado para integrar aos seus sistemas via API de forma simples e eficiente, analisando diariamente item a item de sua cadeia e fornecendo de forma ágil e dinâmica as informações mais importantes para gestão inteligente do seu negócio. Analisamos diariamente com inteligência artificial as curvas ABCDE, fornecedores, promoções, sazonalidades diversas, elasticidade de preços, produtos sem aderência, produtos em lançamento, produtos base/derivado etc e colocamos diariamente às 7:00 da manhã todos as sugestões de pedidos e mapas de abastecimentos item a item disponível para iniciar seu dia mais confortável e inteligente, fazendo com que sua equipe seja direcionada para executar os pontos que realmente fazem a diferença no seu negócio.